ARTIGO

Nos últimos dias o País parou para falar sobre o #BBB, à discussão que pode ser fruto da junção do isolamento social e a necessidade por distração na sociedade. Vimos, a exemplo das Lives, que conteúdo Ao Vivo foi mais consumido pelo público pela necessidade que temos de interação e de nos sentirmos parte. Muitos acharam que a solução para essa onda era a produção de Lives intermináveis, mas não era isso que o público de fato queria.

Então quais são as lições do BBB para o meio jurídico?

Karol Conká – Reputação, você pode construir uma narrativa forte e uma trajetória inspiradora, mas mais difícil do que construir é sustentar esse crescimento. Por isso é importante investir em Gestão de Crise — A exemplo a Manu Gavassi que na última edição deixou um book com tudo que poderia acontecer com ela em confinamento e atitudes a serem desempenhadas pela equipe no ambiente externo — Gestão de Crise é pra isso, prever o máximo de situações e preparar sua equipe para agir e não apenas reagir.

 

Sarah, é a personagem que vem pronta, o time de marketing. Olha a concorrência, sabe qual deve ser o próximo passo, escolhe os melhores profissionais para ação, treina a equipe para o momento da verdade no mercado. Ela usa todos seus conhecimentos para atingir o objetivo da marca, mas não consegue fazer nada sozinha, ela faz a estratégia para que o time esteja no jogo!

 

Carla – é o sócio sênior – tem uma trajetória respeitável, todos conhecem sua capacidade, mas as vezes é difícil fazer ele performar mais, até porque o mercado já conhece seu jogo e sabe onde atacar.

 

Camila, a associada com muito potencial, você nota o brilho no trabalho, a vontade de crescer, a entrega nos casos, mas sabe que ela precisa ficar um pouco mais naquela posição antes de tornar ela parte do time principal, mas a grande questão sempre é, e se meu concorrente levar ela antes? É o tipo de profissional que você precisa engajar para ter a lealdade. Ela pode não estar mais no seu time no futuro, mas pode espalhar coisas positivas sobre sua marca com credibilidade.

 

Nego Di, uma espécie de sócio-diretor, tem o peso de ser o centro para conselhos e estratégias de jogo. Quando não esta cercado de pessoas preparadas e focadas no objetivo pode se perder e levar todos com ele.

 

Projota – alguns escritórios jovens e modernos que apresentam o frescor do novo mercado, mas quando você se aprofunda entende que ele é o velho mercado com roupas novas e discurso vazio. Ele tem o efeito manada sobre os novos players, no caso o Arthur (Projota Jr.).

 

Lucas, o profissional (de qualquer área ou nível hierárquico) ele anima as festas, sempre esta envolvido no que está acontecendo, mas não sabe dosar suas atitudes e você tem medo que ele destrua sua marca. Use a energia desse profissional, direcione seus movimentos, acolha sua necessidade de expansão.

 

Lumena – alguns comitês que tem muita energia, mas não constroem um plano prático de ação, apenas de reações e que acabam desgastando a diretoria. Suas reuniões sempre são remarcadas…mas com uma boa liderança pode surpreender positivamente!

 

Viih Tube, o advogado de palco, você admira, seus posts tem muita interação, eles tem o frescor da juventude, mas quando você chama para o jogo o resultado não aparece e ele se tornar apático. E ainda pode se virar contra você usando todo seu potencial de mercado.

 

Thais – aquele trainee que você vê o potencial que ele ainda não vislumbra por não ter maturidade no momento.

 

Juliette e Gilberto, são tecnicamente super capacitados, não sabem compartilhar todo o conhecimento de forma clara e perdem pontos internamente no escritório por essa falta de direcionamento, mas com a ajuda da equipe de marketing (Sarah) entregam o resultado que todo escritório precisa. É disso que precisamos mais, direcionamento para o foco certo!

 

Tiago Leifert – rankings e publicações jurídicas. Você quer ver nele a profundidade do Bial, mas aquela era passou agora todos querem discursos curtos, engraçados e dinâmicos como os jogos de vídeo game. Ele é para o novo mercado e muitos jogadores não estão preparados.

 

Rede Globo, é o escritório que sabe navegar em tempos difíceis, observa o mercado, conta com empresas que sabem interpretar tendências e apresentar bons planos estratégicos. Principalmente, confia na equipe e tira as ideias do papel. Afinal, como falei no início, as pessoas querem interação e sentir o espirito do ao vivo, mas isso não significa Lives intermináveis.

 

O público — o cliente — o participante mais importante. Ele está sempre observando e ele sabe o que acontece dentro da “casa”.

 

Entender o jogo, escolher seus jogares, fornecer a estrutura e direcionamento é fundamental no meio jurídico, mas deixar que cada um desempenhe seu papel também. Sempre conte com profissionais preparados para cuidar da sua imagem e marca.

 

E a Arabia Comunicação é a empresa de marketing que coloca seu escritório bem preparado no jogo!

 

*Esse texto é uma sátira do micro ambiente que atuamos. Como no BBB todos estão observando e sempre podemos mudar nossa narrativa.

Paula Melo Arabia, CEO da Arabia Comunicação.

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