Notícias

Comunicação assertiva: um dom ou uma habilidade?

12 de maio de 2025

Não é de agora. A comunicação assertiva tem sido, há tempos, o grande diferencial no mercado de trabalho. Mas existem alguns tabus que precisam ser quebrados, como: “eu não me dou bem com câmeras”, “tenho nervosismo em apresentações”, “prefiro ficar nos bastidores” ou “fulano fala melhor, deixa ele dar entrevista”.

Sinto dizer, mas essas justificativas já não servem mais. A comunicação é, de fato, uma habilidade. E como toda habilidade, pode ser aprimorada, desenvolvida e aperfeiçoada com prática. Com treino constante e o conhecimento de técnicas verbais e não verbais, é possível evoluir em diferentes aspectos da comunicação.

Comunicação: a habilidade mais valorizada

Um levantamento global do LinkedIn revelou que, atualmente, a comunicação eficaz é a habilidade mais valorizada pelas empresas.

Mais do que isso: é o grande diferencial entre profissionais, independentemente da qualificação técnica.

A pesquisa também mostrou que, com uma comunicação assertiva e de impacto, é possível se destacar, potencializar o conhecimento teórico, gerenciar crises de forma mais eficiente e ainda melhorar a imagem interna dentro da organização.

Os frutos de uma boa comunicação

Os efeitos de uma boa habilidade de comunicação podem trazer resultados concretos: liderar e influenciar equipes, ter maior poder de persuasão, construir relacionamentos sólidos, facilitar negociações, fortalecer o convencimento e o encantamento, tornando a pessoa uma referência em determinado assunto.

Comunicação está nos detalhes

Mas ser uma pessoa comunicadora não é fácil — e nem tão simples assim. Requer paciência para incorporar recursos e técnicas ao próprio repertório. Hoje, mesmo em silêncio, o nosso corpo fala. Mesmo sem emitir palavras, transmitimos mensagens por meio de sinais, movimentos e reações.

É preciso prestar atenção não apenas no que se fala, mas também na forma como a informação é transmitida. Dependendo do jeito, o entendimento do público pode ser completamente diferente.

A comunicação está nos detalhes, está nos olhos, nas mãos, na verdade, no corpo inteiro. Também está presente no timbre de voz, no tom da fala, no sorriso, no carisma e na empatia em situações específicas. Comunicação é muito mais do que externar algo verbalmente. É tudo que envolve movimento. É estar presente. É sentir e conseguir passar verdade com palavras e gestos. É dar vida a um fato ou a um conteúdo para que ele se torne interessante de ser visto mais de uma vez.

| Tem dúvidas de como é possível fazer marketing jurídico dentro das normas da OAB? Confere esse artigo.

Preparação para se comunicar com o mundo

É por isso que muitas empresas têm buscado treinamento especializado em comunicação assertiva, com o objetivo de preparar profissionais para se comunicarem de forma eficaz em entrevistas, coletivas de imprensa, programas de TV, podcasts ou qualquer outro tipo de interação com a mídia.

Na Arabia Comunicação, o nosso objetivo é proporcionar as ferramentas e técnicas necessárias para que a mensagem de uma marca ou empresa seja transmitida com segurança, clareza e impacto, minimizando riscos e maximizando oportunidades.

O que oferecemos

  • Sessões de treinamento personalizadas, adaptadas às necessidades de cada organização
  • Simulações de entrevistas e coletivas de imprensa, com feedback individualizado
  • Técnicas de comunicação assertiva: postura, tom de voz, gestão de crises e mensagens-chave
  • Estratégias para lidar com perguntas difíceis e situações desafiadoras com confiança

Benefícios

  • Maior controle sobre a mensagem transmitida pela organização
  • Preparação para situações de crise e entrevistas com a mídia
  • Fortalecimento da imagem pública e da comunicação estratégica

Conclusão

A comunicação está em tudo. No que se diz, no silêncio, no que se mostra. Comunicar é dar forma ao que se quer compartilhar. É presença, é escuta, é escolha.

Se a sua marca ou equipe precisa se posicionar com mais clareza, segurança e verdade, conte com a Arabia. Estamos aqui para ajudar a construir discursos com propósito — e com impacto.

Compartilhe
top